sábado, 26 de junho de 2010

Portifólio

Atividades – Pág. 28

Leia um trecho do texto “ Prólogo” de Gonçalves Dias, a seu livro Primeiros Cantos. Nele podemos perceber características essenciais da estética Romântica. Após a leitura, responda as questões de 1 a 5:

1- No segundo parágrafo do texto, Gonçalves Dias fala a respeito da forma utilizada em seus poemas.

a)O que diz ele a respeito de seus versos?

R= Diz que seus versos não são uniformes e menosprezíveis a mera combinação. As estrofes são irregulares e utilizou metros variados da tradição portuguesa, de acordo com sua necessidade de expressão.

b)Como sua postura reflete os ideais do Romantismo?

R= Os românticos rompem com a conveção frmal clássica,adotando uma postura de liberdade formal relativa. A métrica e a rima ainda permanecem, mas devem servir para a expressão do indivíduo. Ao abandonarem o uso da estrofação, métrica e rimas clássicas, os românticos passam a apregoar a primazia do sentimento sobre a razão: a forma deve servir à emoção.

2- Segundo o autor, os poemas “não tem unidade de pensamento entre si “

a)Explique essa afirmação de acordo com o texto?

R= Os poemas foram escritos em épocas diversas e sob a influência de impressões momentâneas, desta forma eles não tem unidade entre si.

b)O que tal afirmação sugere a respeito do processo de criação poética no Romantismo?

R= O processo de criação romântico parece envolver particularmente de cada situação. Além disso, é resultado de inspirações momentâneas e não repetíveis e não de um plano pré-concebido. Nota-se, na visão de Gonçalves Dias, a preponderância de uma visão de criação que parte de uma inspiração poética circunstancial.

3- Ao dizer sobre as poesias “escrevi-as para mim, e não para os outros” Gonçalves Dias incorre num paradoxo.

a)Qual seria esse paradoxo?

R= O paradoxo é que o autor afirma que escreveu os poemas para si mesmo num contexto de divulgação desses poema: o prólogo de seu livro que certamente é voltado para os outros.

b) Qual traço romântico se evidencia por essa contradição?

R= É possível percebermos traços do individualismo característico do Romantismo. O autor sugere que seus poemas são uma expressão absolutamente individual e que, de certa forma, os leitores estarão compartilhando de sua intimidade. Essa exposição do eu evidencia uma perspectiva romântica.

4- Uma das características românticas mais notáveis é a idealização, o descompromisso com a retratação fiel do real. Em alguns momentos do texto, Gonçalves Dias refere-se, implicitamente, a essa característica.

a) Transcreva duas dessas passagens:

R= “Com a vida isolada que vivo, gosto de afastar os olhos de sobre a nossa arena política para ler em minha alma”

“cobrir tudo isto com a imaginação fundir tudo isso com a vida e a natureza”

b) Explique de que maneira essas paisagens indicam a tendência à idealização:

R= A primeira passagem indica o recolhimento do poeta que se fasta da “arena política” para voltar-se a si mesmo. A segunda e a terceira passagens mostram que a poesia é o mascaramento do real, uma vez que o poeta “purifica” o que vê com a religião e cobre tudo com a imaginação.

5- O Romantismo, com frequência, e principalmente na Primeira Geração, apresenta tendências nacionalistas no Brasil, em particular, tais tendências foram mais notáveis, pois esse é o primeiro movimento após a independência do país. O texto de Gonçalves Dias não é um manifesto nacionalista, no entanto é possível depreeder dele o elemento que foi mais fortemente explorado pelo romantismo brasileiro, como construidor da identidade nacional.

a) Que elemento é esse?

R= O elemento presente no texto de Gonçalves Dias é a Natureza.

b)A partir das características românticas que você conhece, elabore uma hipótese a respeito de como esse elemento é apresentado pelos autores brasileiros.

R= Considerando que os românticos são sentimentais e idealizam a realidade, podemos supor que a Natureza brasileira será apresentada de forma emocional, ufanista, idealizada como exuberante, exótica, farta, superior à de todos os outros lugares. Através desse elemento, constrói-se uma imagem de país que será explorada vastamente até hoje.

SEGUNDA GERAÇÃO

6- Qual é a expressão que o eu lírico, utiliza na primeira estrofe para referir-se aos corpos ?

R= A expressão é “dor vivente”

7- A relação do eu lírico com a morte é característica da segunda geração romântica.

a) Que relação é essa?

R= O eu lírico desejava a morte como um alívio para sua existência angustiada e entediante.

b) Por quais imagens essa relação é exposta?

R= As imagens utilizadas estão principalmente na terceira estrofe. Percebe-se que, ao comparar a morte à saída do deserto e ao acordar de um pesadelo, o eu lírico dá a ela uma conotação positiva, de algo que se deseja alcançar.

8- O sentimento amoroso idealizado é outra das características amorosas românticas presentes nesse poema. Transcreva as passagens em que fica claro que o amor sentido pelo eu lírico é idealizado:

R= “É pela virgem que sonhei!...”, “ Ó minha virgem dos errantes sonhos” .

9- O epitáfio que o eu lírico pede para que coloquem em seu túmulo pode ser considerada uma espécie de “ lema” da segunda geração romântica.

a) Qual é o epitáfio a que nos referimos?

R= “ Foi poeta, sonhou e amou na vida”.

b) Explique sua relação com a segunda geração romântica:

R= O epitáfio em questão sintetiza os princípios da segunda geração: a poesia como expressão dos sentimentos, o sonho como forma de evasão da realidade, e o amor como fio condutor de tudo.

10- Nas duas últimas estrofes, o eu lírico revela com a natureza.

a) Como é essa relação?

R= A relação é de intimidade. O eu lírico pede para que as sombras do vale e as noites da montanha protejam seu corpo pede ainda que os arvoredos do bosque abram seus ramos para deixar o luar iluminar seu túmulo.

b) Pelo uso de que recurso linguístico essa relação se estabelece?

R= O recurso utilizado é a interlocução direta com os elementos da natureza, pelo uso de vocativos.

11- Quem é o “eu” que se dirige a Deus no poema?

R= O “eu” do poema é o continente africano.

12- O poema “Vozes d’ África” apresenta uma evidente tonalidade épica, ainda que não constitua uma narrativa. De que maneira o autor lírico é responsável pelo tom épico do texto?

R= A poesia lírica caracteriza-se pela expressão do sentimento do “eu”. Considerando- se que quem fala nesse poema é o próprio continente, que não pode ser considerado um indivíduo, temos uma grandiloqüência característica da poesia épica. O poema não pode ser lido como lírico, pois não traz o intimismo e o caráter confessional desse gênero poético.

13- Identifique algumas características da linguagem condoreira presentes no poema :

R= O tom grandiloqüente, épico dado pela construção de um eu lírico pouco característico além das interpelações a Deus e metáforas em seqüência caracterizam a linguagem condoreira.

14- Quanto ao tema de que forma ele representa os ideais da terceira geração da poesia romântica brasileira?

R= O lamento da África pela penúria de seus filhos reflete a preocupação abolicionista típica da terceira geração romântica no Brasil.

15- O engajamento em causas sociais ainda aparece em algumas manifestações da cultura, não apenas brasileira. Há na música um estilo em que podemos encontrar esse engajamento. Qual é ele?

R= Na música, por exemplo, o rap mantém a tradição engajada do condoeirismo.

16- No Arcadismo, a natureza era o pano de fundo para agradáveis relações amorosas. No Romantismo, ela assumiu um papel bastante diferente.

a) Nesse trecho, que recurso é utilizado na descrição do cenário?

R= No trecho de O guarani, o recurso usado na caracterização da natureza é a personificação, ou seja, a atribuição de características e ações de seres animados e seres Inanimados.

b) O que essa escolha pode significar quanto ao novo papel assumido pela natureza no Romantismo?

R= O fato de esse recurso ser utilizado revela uma presença mais humanizada da natureza; ela reflete sentimentos e contracena, de alguma forma, com as personagens, como se fosse uma delas.

17- O romantismo foi um movimento heterogêneo, ou seja, manifestou-se de diferentes formas. Tradicionalmente identificamos com maior destaque três dessas formas: o apego à história, o exagero dos sentimentos e o engajamento em causas sociais. Que tendência romântica fica evidente no fragmento de O Guarani?

R= A tendência evidente no texto é a do apego à história ou o nacionalismo, marcado por elementos medievais (característico do Romantismo Europeu), Além de se enaltecer a natureza nativa do Brasil.

18- Explique a partir do tema “vassalo” e “suserano” , a relação entre o Romantismo Português e o Brasileiro:

R= O Romantismo brasileiro,embora tente constituir-se como um momento nacionalista, presta tributo ao Romantismo português ao utilizar-se de dados característicos da história da metrópole, tais como o medievalismo presente no rio como vassalo de outro.

19- O fragmento transcrito mostra a imagem de uma heroína romântica, que perdura até os dias de hoje. Como é essa heroína?

R= Aurélia Camargo é rica e formosa e tem um caráter íntegro, rejeitando aqueles que o querem por sua fortuna. Apesar de riquíssima, não cede aos encantos do “vil mental”.

20- Pelo texto qual é a relação entre amor, felicidade e dinheiro? Essa relação condiz com os princípios do Romantismo?

R= Plenamente de acordo com os princípios românticos, que preconizavam a pureza do sentimento amoroso, o texto revela que amor, dinheiro e felicidade são elementos incompatíveis.

21- Os que deve acontecer a Aurélia para que ela seja feliz, segundo a visão romântica do amor?

R= Ela deveria encontrar alguém que a amasse verdadeiramente, sem sofrer influência de sua fortuna. O amor deveria estar desvinculado ao dinheiro.

22- Aponte um trecho do texto em que fica claro o contraste entre o que Aurélia sente e o que vive efetivamente?

R= No último parágrafo percebemos que apesar o desprezo que nutria pela bajulação, Aurélia vivia cercada por admiradores interessados em sua fortuna.

23- Um dos recursos de estilo mais característicos de José de Alencar é o acúmulo de comparações. Transcreva duas dessas comparações:

R= “atravessou o firmamento da corte como brilhante meteoro”

“dois e esplendores que se refletem como o raio de sol no prisma do diamante”